06/05/2015

"NÃO HÁ SABER MAIOR OU MENOR, HÁ SABERES DIFERENTES"

Hoje na faculdade, na aula de EJA, falando sobre a relação entre alunos e o professor, a professora nos apresenta o texto “A Canoa” que fala sobre saberes diferentes. Muitas vezes, alunos da EJA entram numa sala de aula sem saber ler nem escrever e acham que não sabem nada, porém eles já vem com uma bagagem e uma experiência de vida que sempre serve de exemplo para as aulas.
Precisamos valorizar o saber do outro!!!

Uma professora da EJA, num vídeo que eu assisti, falou algo que me emocionou e me fez refletir sobre o meu papel como professora. Ela entrou na sala de aula e os alunos não acreditaram na sua capacidade de ensinar por ser muito nova, então ela disse a seguinte frase:
“- Vocês vão me ensinar a viver e eu vou ensinar vocês a ler e a escrever!”

Qual é o saber maior nesse caso?
Vamos refletir:

 
A Canoa  

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava
as pessoas de um lado para o outro.
Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de
falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
- Não, respondeu o barqueiro.
E o advogado, compadecido: – É uma pena, você perdeu metade da vida.
 A professora, muito social, entra na conversa:
-Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
-Também não, respondeu o barqueiro.
- Que pena! – Você perdeu metade de sua vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.
O barqueiro, preocupado, pergunta:
- Vocês sabem nadar?
-Não !!!! Responderam o advogado e a professora, rapidamente. Então…disse o barqueiro…é uma pena – VOCÊS PERDERAM TODA A VIDA !!!!!
 
MORAL DA HISTÓRIA:
“NÃO HÁ SABER MAIOR OU MENOR, HÁ SABERES DIFERENTES”.
(Paulo Freire)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário